quarta-feira, 13 de abril de 2011

Passeios Em Curitiba... Eduh e Teatro Ogan



    Aconteceu durante os dias 06/04/2011 a 12/04/2011 em Curitiba - Paraná - Brasil, com meus amigos e integrantes do Grupo de Teatro Ogan: Alexadre, Betho, Eduh, Silvia        e Van César.

O Passeio Público é um relicário de preservação natural, bem no centro da cidade, com aproximadamente 70.000 m2 e 35 pontos de atração. Foi inaugurado em 02 de maio de 1886, na gestão do então Presidente da Província Alfredo D’Escragnolle Taunay, seu idealizador, célebre também na literatura nacional pela redação do livro "A Retirada da Laguna". Seu primeiro administrador foi o Comendador Francisco Fasce Fontana, doador do terreno.







       Inaugurado em 05 de outubro de 1991, o Jardim Botânico possui uma área de 245.000 m², com uma estufa inspirada nos palácios de cristal ingleses do século passado. Nela estão permanentemente expostas plantas originárias dos mais diversos pontos do território brasileiro. Conta ainda com jardins em estilo francês e trilhas que cortam o bosque, de onde podem ser vistos os pinheiros-do-paraná, pitangueiras, pessegueiros entre outros. O projeto é do arquiteto Abrão Assad e, no local, ainda funciona o Museu Botânico, com espaço para biblioteca especializada, centro de pesquisas, auditório, sala de exposições temporárias e permanentes. Créditos: Acervo Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Curitiba.




 

















O Palácio Avenida ocupa uma área de 17.700m², e, atualmente, abriga, além do setor administrativo e de uma agência bancária, o Auditório Bamerindus, com capacidade para 250 pessoas, destinado ao desenvolvimento de atividades culturais, dentre elas o famoso "Natal no Avenida", que reúne um coral de crianças carentes e de idosos, transmitindo através da música uma mensagem de paz e esperança. O início da sua construção, um dos primeiros edifícios de porte da cidade, data de 1927, sendo inaugurado, como cine-teatro Avenida - o primeiro do Paraná, em 04 de abril de 1929. Durante a sua existência, o prédio passou por 4 reformas até a sua reinauguração em 05 de março de 1991. A fachada foi totalmente preservada e o interior transformou-se num dos mais modernos projetos arquitetônicos de Curitiba. No Palácio Avenida já funcionaram outros pontos comerciais: um café, o folclórico Bar Guairacá e o Cine Alvorada - um dos primeiros cinemas de Curitiba. Antes de se tornar cine-teatro, funcionava no local, numa construção colonial de 1894, uma salsicharia que era o ponto de encontro de estudantes da época.



Ouvidor Pardinho determinou, em 1720, as primeiras normas urbanísticas para Curitiba. Na Rua das Flores não se admitia alinhamentos mal traçados, pois já era foco dos acontecimentos, a rua principal da cidade. Em 1846, foi calçada e recebeu os primeiros lampiões de gás para sua iluminação. Em 1880, transformou-se em Rua da Imperatriz, uma homenagem à visita imperial ao Paraná. Em 1889, passou a ser a Rua XV de Novembro, homenagem cívica à Proclamação da República. Foi asfaltada em 1926 e, desde 1972, o trecho recebeu novamente o nome de Rua das Flores calçado com petit-pavê e abrangendo a Avenida Luís Xavier e Rua XV de Novembro, desde a Praça Osório até a Rua Presidente Faria. Ela é hoje um grande jardim.




A Estação Ferroviária de Curitiba foi inaugurada em fevereiro de 1885 para servir a linha Paranaguá – Curitiba.  Mais tarde, em 1896 a linha foi estendida para Ponta Grossa, e a partir daí ao interior do estado. Mas pode-se dizer que a grande conquista para a cidade ocorreu no ano de 1909, quando Curitiba saiu do isolamento, quando foi inaugurada a ligação entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A estação funcionou até o dia 13 de novembro de 1972, 
quando o último trem partiu para Paranaguá, depois foi transferida para onde hoje se encontra a rodoferroviária. Tornando-se um símbolo da chegada do progresso a capital paranaense, já que antes, rompe o isolamento de Curitiba com o litoral e dos outros estados, abrindo caminho inclusive para a exportação internacional.







Memorial Curitiba no Lago da Ordem



Basílica Menor de Curitiba - PR



 



















Simbologia expressa em 
forma de fonte em Praça Pública

Sede da Sociedade Garibaldi - Curitiba, PR, Brasil  


      Conclusão Brilhante Curitiba é Maravilhosa, uma cidade dos sonhos. Amei conhecer e adoraria morar lá. Além dos pontos turísticos conta-se também com um povo muito lindo, organizado e limpo, belas ruas, praças e arquitetura  com design arrojado, moderno em contraste com palacetes do século XVIII.



Nenhum comentário:

Postar um comentário