Mostrando postagens com marcador encenarte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador encenarte. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Encenarte - O Jogo como Atividade Dramática 2


"Unidades de Descoberta"

              Definindo uma ideia de criatividade, dizemos que ela surge quando brincamos, imaginamos ou sonhamos, e que para lidar com a arte é imprescindível preservar o espírito da criança que cada um tem dentro de si.

             Todos os artistas tem um prazer infantil quando trabalham. Por mais terrível, cruel ou amargo que seja o que criamos, tudo que tem origem no prazer infantil da brincadeira.

            O Jogo tem sua raiz no brincar da criança e a mudança das suas regras como fonte de novas atividades, é das contribuições sugeridas como conteúdo eficaz no processo de preparação do ator. Defendemos a necessidade de se estudar o brincar como um tema em si e não esquecendo de algumas propostas teatrais que abarcam o jogo no seu processo, propomos, baseado nas experiências efetuadas, a investigação mais acentuada e ampla desse material e sua aplicação no trabalho do ator, pois se trata de uma prática que conserva qualidades insuspeitadas na abertura de espaços para o fazer criativo de qualquer pessoa verdadeiramente interessada em atuação cênica.

            Como atividade livre, voluntária, espontânea, desligada de interesses materiais, o brincar implica confiança e concentração, envolve o corpo todo e a mente, e é acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria capaz de absorver o ator de maneira intensa e total. O jogo faz de uma zona neutra e os impulsos criativos, motores e sensórios (que não são mediados pelo consciente), sua matéria prima, permitindo desenvolver em toda plenitude as necessidades de ritmo, harmonia, mudança, alternância, contraste, clímax, etc, que são requisitos fundamentais para a criação no teatro.

Encenarte - O Jogo como Atividade Dramática 1

    
     As atividades dramáticas desenvolvem-se, progressivamente, da infância à adolescência, obedecendo cada uma delas ao objetivo geral do teatro-educação, que visa estimular a auto-expressão do aprendiz.
     
        A auto expressão envolve espontaneidade, e esta só se manifesta num clima de liberdade e profundo respeito pela personalidade do outro.
    
        Ao mesmo tempo em que vão realizando as tarefas de modo ativo, voluntário e coletivo, vai-se pouco a pouco, descobrindo as tendências e anseios ao proporcionar-se atividades dramáticas através dos Jogos Dramáticos que permitam liberar a personalidade pela espontaneidade e formá-la pela cultura.
    
      A função dos Jogos Dramáticos é criar um clima de liberdade e acatamento que favoreça a livre expressão. Todo Jogo Dramático deverá sensibilizar para a descoberta de si próprio, do outro e do meio ambiente.

    Nas próximas postagens serão abordados diversos elementos, assuntos e dicas do fazer teatral. Acompanhem!